Este projecto partiu de um convite do comissariado cultural da FEUP, foi desenvolvido em torno de uma residência artística realizada entre Maio e Novembro de 2016, tendo posteriormente evoluído através de um laboratório de performance realizado também em Novembro. Na FEUP estão instalados à volta de 261 laboratórios destinados à investigação e ao ensino, este facto serviu como base para interrogar, neste contexto, o laboratório enquanto lugar de trabalho, de produção de conhecimento e de observação especializada.
Os laboratórios fazem parte do imaginário colectivo como lugares onde se operam transformações, sendo frequentemente retratados pelo cinema ou pela literatura, por exemplo. Surgem-nos muitas vezes como zonas de acesso restrito, como um espaço para iniciados. Entretanto os laboratórios existem nos mais diversificados domínios tanto científicos como também artísticos. Embora muitas vezes constituídos como experiências temporárias, é uma prática recorrente a realização de laboratórios ligados à coreografia, à dramaturgia, à composição sonora, etc. É interessante observar que a mesma palavra (laboratório) aplica-se às mais diversas configurações e às mais diversas técnicas: da revelação de imagens fotográficas à identificação de micro organismos e patologias, da experimentação de materiais de construção ao desenvolvimentos de instrumentos, da criação de software à análise de dados sobre o universo, do desenvolvimento da consciência do corpo ao desenvolvimento da escrita. Este projecto situa-se entre as tensões que emergem das tentativas de caracterizar e de problematizar o que pode ser um laboratório e como pode funcionar um laboratório.
Apresentação pública (percurso)
18h00 Acolhimento do público na entrada principal da FEUP. Breve introdução e início da deslocação. Duração: 5 minutos
1ª Parte: Laboratório de Acústica
Apresentação e contextualização do espaço pelo engenheiro António Eduardo Costa
Performance | Ensaio em câmara lenta
Duração: 20 minutos
2ª Parte: Laboratório de Estruturas
Apresentação e contextualização dos espaços pela professora e investigadora Sandra Nunes
Performance | Ensaio para construção de engenho sonoro
Duração: 20 minutos
3ª Parte: Garagem
Intervenção da museóloga Susana Medina em torno da reconstituição em curso do Laboratório de Máquinas Eléctricas. Esta intervenção desenvolve-se à volta de um conjunto de artefactos do FEUPmuseu e da apresentação de documentação sobre o laboratório.
Performance | Emparedado
Duração: 18 minutos
Ficha técnica
Concepção: Joclécio Azevedo
Participação/colaboração na apresentação dos laboratórios da FEUP: António Eduardo Costa, Sandra Nunes e Susana Medina
Assistência ao Laboratório de performance: Filipa Duarte
Participantes na apresentação pública: Diogo Martins, Filipa Duarte, Juliana Polippo, Olinda Favas, Rui Miranda, Sancha Meca Castro, Susana Pinto, Paulo Emídio Pinto, Thais Guimarãe
Agradecimentos: Carlos Félix, Luís Miguel Costa, Paulo Vasques, Rui Penha, Rodolfo Matos
Apoio externo à residência: Companhia Instável
Fotos: ©Susana Neves