A circulação das técnicas (micro-coreografias em laboratório) – 2016

A circulação das técnicas, Joclécio Azevedo©Susana Neves

Este projecto partiu de um convite do comissariado cultural da FEUP, foi desenvolvido em torno de uma residência artística realizada entre Maio e Novembro de 2016, tendo posteriormente evoluído através de um laboratório de performance realizado também em Novembro. Na FEUP estão instalados à volta de 261 laboratórios destinados à investigação e ao ensino, este facto serviu como base para  interrogar, neste contexto, o laboratório enquanto lugar de trabalho, de produção de conhecimento e de observação especializada.

Os laboratórios fazem parte do imaginário colectivo como lugares onde se operam transformações, sendo frequentemente retratados pelo cinema ou pela literatura, por exemplo. Surgem-nos muitas vezes como zonas de acesso restrito, como um espaço para iniciados. Entretanto os laboratórios existem nos mais diversificados domínios tanto científicos como também artísticos. Embora muitas vezes constituídos como experiências temporárias, é uma prática recorrente a realização de laboratórios ligados à coreografia, à dramaturgia, à composição sonora, etc. É interessante observar que a mesma palavra (laboratório) aplica-se às mais diversas configurações e às mais diversas técnicas: da revelação de imagens fotográficas à identificação de micro organismos e patologias, da experimentação de materiais de construção ao desenvolvimentos de instrumentos, da criação de software à análise de dados sobre o universo, do desenvolvimento da consciência do corpo ao desenvolvimento da escrita. Este projecto situa-se entre as tensões que emergem das tentativas de caracterizar e de problematizar o que pode ser um laboratório e como pode funcionar um laboratório.

Apresentação pública (percurso)

18h00 Acolhimento do público na entrada principal da FEUP. Breve introdução e início da deslocação. Duração: 5 minutos

1ª Parte: Laboratório de Acústica

Apresentação e contextualização do espaço pelo engenheiro António Eduardo Costa

Performance | Ensaio em câmara lenta

Duração: 20 minutos

2ª Parte: Laboratório de Estruturas

Apresentação e contextualização dos espaços pela professora e investigadora Sandra Nunes

Performance | Ensaio para construção de engenho sonoro

Duração: 20 minutos

3ª Parte: Garagem

Intervenção da museóloga Susana Medina em torno da reconstituição em curso do Laboratório de Máquinas Eléctricas. Esta intervenção desenvolve-se à volta de um conjunto de artefactos do FEUPmuseu e da apresentação de documentação sobre o laboratório.

Performance | Emparedado

Duração: 18 minutos

Ficha técnica

Concepção: Joclécio Azevedo

Participação/colaboração na apresentação dos laboratórios da FEUP: António Eduardo Costa, Sandra Nunes e Susana Medina

Assistência ao Laboratório de performance: Filipa Duarte

Participantes na apresentação pública: Diogo Martins, Filipa Duarte, Juliana Polippo, Olinda Favas, Rui Miranda, Sancha Meca Castro, Susana Pinto, Paulo Emídio Pinto, Thais Guimarãe

Agradecimentos: Carlos Félix, Luís Miguel Costa, Paulo Vasques, Rui Penha, Rodolfo Matos

Apoio externo à residência: Companhia Instável

Fotos: ©Susana Neves