Corporalidade, temporalidade e pensamento – 2019/2020

Este projecto dirige-se a alunos do ensino secundário e configura-se através de um conjunto de aulas que problematizam as formas como experienciamos o corpo através das suas transformações, das suas articulações no espaço público e privado, da circulação permanente das suas imagens e representações. Os tópicos abordados em cada aula interligam diferentes disciplinas e produzem focos de atenção que tentam permitir a disseminação de olhares em torno do papel do corpo na história, na actualidade, na cultura contemporânea e na prática artística. Cada aula parte da observação ou investigação em torno de fenómenos culturais e políticos, na tentativa de examinar o corpo enquanto elemento disruptivo na vida social, no discurso e nas relações que estabelecemos com os outros e com o mundo ao qual pertencemos. Este ciclo de aulas dialoga com a área de educação para a cidadania e conta com o apoio de professores locais ligados a diversas disciplinas como história, filosofia, artes visuais, economia ou multimédia.

Aulas/intervenções e convidados: The Roof is on Fire, com Juan Luis Toboso; Eu sou um outro, com José Maia; ‘de submisso a político – o lugar do corpo negro na cultura visual’, com Melissa Rodrigues; Por uma ecologia da experiência estética, do corpo singular ao corpo comum, com Gabriela Vaz-Pinheiro; Corpo e trabalho, com Luisa Veloso; Campos cruzados e abertos entre performance e documentação, com Rita Castro Neves.

Coordenação: Joclécio Azevedo
Produção: Circular Associação Cultural

Esta atividade integra o programa educativo da Circular Associação Cultural em Vila do Conde, sendo realizada de 08 de novembro de 2019 a 23 de março de 2020 na Escola José Régio em Vila do Conde.