Inventário – 2007

Inventário, 2007, Joclécio Azevedo ©Susana Neves

Ao desenvolver um trabalho coreográfico interessa-me focar propostas de relação entre a partitura, o intérprete e o observador. Interessa-me explorar a tentativa de materialização do processo coreográfico, a sua constituição.

O projecto Inventário explora processos de selecção e recolha de fragmentos, de pequenas formulações a propósito de uma existência cénica, transformando em “temática” aquilo que normalmente é acessório: os processos de organização, de categorização, de produção da diferença. Inventário de percursos individuais numa partitura de grupo, inventário de experiências temporais, inventário da sedução, do assédio da forma, da plasticidade. Inventário de traços, de vestígios e de impressões.

Gosto de pensar a coreografia como uma colecção de eventos, no performer como um comissário que os selecciona, ordena e apresenta. Interessam-me os processos de apropriação, de reescrita, de exposição, de tradução, de interpretação, de produção de relações ou até mesmo de pura pirataria.

Interessa-me explorar um corpo gestor de qualidades diversas, reversível e desequilibrado. Um corpo que comporta uma possibilidade de reconstrução da sua relação com o olhar do observador. Um corpo território acidentado ao qual é necessário construir acessos.

Direção artística e coreografia: Joclécio Azevedo| Música: Kubik
Interpretação: Anaïs Bouts, Joana Bergano, Joclécio Azevedo, Tiago Barbosa, Vera Mota | Figurinos: Osvaldo Martins | Colaboração: Helder Dias | Direção técnica e desenho de luz: Mário Bessa | Documentação: Eva Ângelo

Produção: Núcleo de Experimentação Coreográfica | Co-produção: Culturgest/O espaço do tempo |Apoios: Fundação Serralves, Balleteatro, Ginasiano Escola de Dança, Culturporto/Rivoli Teatro Municipal

Projeto financiado pelo Ministério da Cultura/Instituto das Artes

Fotos: ©Susana Neves