Moving Borders – 2020/2021

(Participação como agente local no projeto “Moving Borders”, através do Teatro Municipal do Porto – Rivoli e programa PARALELO.)

O projeto Moving Borders é um esforço cooperativo de sete casas de produção, festivais e organismos públicos europeus na esfera das artes cénicas e é co-financiado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia. Durante a duração do projeto de dois anos, sete edições de um conceito artístico, ARK, do grupo de artistas britânico Quarantine, serão realizadas em Atenas, Dresden, Mülheim an der Ruhr, Porto, Estrasburgo, Utrecht e Varsóvia – em colaboração com artistas locais, criativos e cidadãos e adaptados às realidades demográficas, históricas, culturais e sociais locais.

Este projeto participativo visa examinar o termo “fronteiras” e suas manifestações em nossas sociedades européias contemporâneas, com atenção especial a várias fronteiras que reaparecem incessantemente em contextos sociais, culturais e económicos. Numa época de um perigoso ressurgimento de tendências nacionalistas e xenófobas na Europa e de crescentes desigualdades económicas, gostaríamos de abordar o fenómeno das fronteiras que estão presentes nos nossos caminhos cotidianos: como um elemento divisivo que impede as pessoas de se aproximarem umas das outras e que por isso promove a desigualdade, mas também como base constitutiva para diversas comunidades bem-sucedidas nas quais o respeito e o reconhecimento mútuos só se tornam possíveis traçando linhas – mesmo marcando os limites da liberdade de expressão.

Os Quarantine criam arte com e sobre as pessoas. Operando como um conjunto de artistas e produtores, estão enraizados em Manchester, Reino Unido, mas realizam produções em todo o mundo.

Parceiros e cidades de cooperação:

Onassis Stegi – Athens
HELLERAU – European Centre for the Arts – Dreden
Ringlokschuppen Ruhr – Mülheim and der Ruhr
Teatro Municipal do Porto – Rivoli – Porto
Maillon – Theatre of Strasbourg – European Stage – Strasbourg
SPRING Performing Arts Festival – Utrecht
Perfoming Arts Institute – Warsaw

Virtual kick off, 21 de março, 2020