Questões Práticas 2019

O ciclo “Questões práticas” articula-se em torno de práticas de investigação, escrita, performance, pensamento e transmissão de conhecimento. Cada encontro funciona como um exercício de ativação do imaginário social, poético e político dos participantes e dos convidados, procurando intersecções entre práticas artísticas e não artísticas. Organizado em torno de momentos separados no tempo, mas que se articulam entre si, em formatos distintos, com diferentes protocolos de participação, este ciclo utiliza diferentes dinâmicas de encontro, promovendo o envolvimento do público nas questões em discussão.

Girlschool | Aula “Brinquedos” 13 de abril, Auditório Municipal/Vila do Conde

As aulas performativas Girlschool procuram, de forma pedagógica, abordar temas e assuntos sobre os quais habitualmente as pessoas têm vergonha de falar. A aula “Brinquedos” propõe que cada participante possa preparar no final da acção uma maqueta de um projecto para o seu brinquedo sexual ideal. Alice Geirinhas e Susana Mendes Silva estudaram Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), são artistas plásticas com doutoramento em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, e professoras universitárias, respectivamente, na Universidade de Coimbra e na Universidade de Évora.

Joana Gorjão Henriques | AND LAB (Fernanda Eugenio e Ana Dinger) 15 de Junho, Centro de Memória/Vila do Conde

Esta sessão integra uma conversa com a jornalista Joana Gorjão Henriques em torno do racismo em Portugal e, na segunda parte, a intervenção “Do irreparável: o que pode uma ética de reparação?”, composta por um conjunto de exercícios práticos orientados por Fernanda Eugenio, antropóloga e performer, e Ana Dinger, artista plástica, a partir do Modo Operativo AND

António Guerreiro
Seminário “Crítica de arte: a sua história, a sua teoria e as suas instituições” 21 e 22 de setembro/Auditório da Casa Museu José Régio/Vila do Conde

António Guerreiro, crítico e ensaísta cujo trabalho movimenta-se entre várias disciplinas dentro das Ciências Sociais e Humanas. A sua produção crítica e ensaística desenvolve-se em afinidade com diversos temas, entre os quais a literatura portuguesa contemporânea, a arte contemporânea, a estética e a crítica cultural.