Test drive – 2019

Módulo de formação integrado na “Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica (FAICC)”, da Companhia Instável. 21 a 25 de Janeiro de 2019.

Cinco aulas em cinco dias com o objetivo de envolver os participantes em processos de desenho, escrita e realização de situações coreográficas. O grupo será incentivado a utilizar estratégias colaborativas para a produção de dança e coreografia, explorando relações não lineares entre composição, performance e público. O foco inicial será dado à criação de um ambiente de grupo receptivo que permita aos alunos a possibilidade de testar ideias, cometer erros e reformular processos de trabalho.
Cada aula será dividida em 3 partes:
1 – Um aquecimento que consiste em uma combinação de práticas de dança e tarefas físicas, utilizando relações espaciais e movimentos quotidianos como ferramentas para explorar possibilidades de mobilização individual e coletiva.
2 – Um conjunto de exercícios executados a partir da alternância de papéis, com cada um dos participantes assumindo a possibilidade de dirigir e de serem dirigidos pelos demais.
3 – O uso da escrita e composição como ferramenta para o desenvolvimento da interpretação e feedback criativo. Os participantes deverão experimentar e apresentar exercícios todos os dias, construindo pequenas amostras de trabalho, combinando diferentes metodologias de produção e compartilhando aspectos das próprias pesquisas e metodologias de cada um.

FORMAÇÃO AVANÇADA EM INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO COREOGRÁFICA, 7ª edição, Companhia Instável

O curso orienta-se para a promoção de conhecimentos e competências no âmbito da interpretação e criação coreográfica e fundamenta-se numa perspetiva contemporânea. Conjugando momentos de formação, com períodos de pesquisa individual e aulas de composição coreográfica, os participantes serão estimulados a explorarem novas capacidades artísticas. Embora se centre no processo evolutivo, em detrimento no produto final, a Formação será também orientada para a construção de uma criação individual ou conjunta, proporcionando, no final do curso, a oportunidade de apresentação pública em teatro.

MÓDULOS
Análise do movimento, Composição coreográfica, Dança Contemporânea, Dramaturgia, Improvisação, Interpretação, Noções básicas de técnicas do espetáculo, Produção cultural, Vídeo Dança, Voz, Yoga

FORMADORES da 6ª edição
Ana Figueira, Bruno Listopad, Cristina Planas Leitão, Helder Seabra, repertório de Hofesh Shechter por bailarinos da Companhia Hofesh Shechter, Joana Von Mayer Trindade, Joclécio Azevedo, Liliana Garcia, Marco da Silva Ferreira, Marta Lopes, Miguel Moreira, Nuno M. Cardoso, Nuno Preto, Renan Cardoso, Ricardo Alves, Pedro Branco, Vânia Rovisco, Victor Hugo Pontes, Yannis Adoniou

LOCAL
Companhia Instável – Edifício Teatro do Campo Alegre, Piso 1
Rua das Estrelas s/n, Porto