Uma peça encomendada – 2009

Uma peça encomendada, 2009, Joclécio Azevedo ©Susana Neves

“Uma peça encomendada” é um solo criado para para a 9ª edição do Circular – Festival de Artes performativas de Vila do Conde.

O projecto nasceu da vontade de explorar as expectativas que antecedem a criação de uma performance e as especificidades do contexto de apresentação enquanto instrumentos para a criação de uma dramaturgia. A performance foi constituída a partir de uma encomenda colectiva, personalizada por parte dos espectadores, cujas contribuições manifestaram-se sob a forma de instruções para a realização de acções, imagens ou para a utilização de referências diversas a partir dos materiais enviados através de um endereço e-mail criado especialmente para o efeito. 

A dramaturgia, a coreografia e o espaço cénico da peça surgiram a partir da interpretação, por parte do intérprete, de todas as contribuições recebidas e aglomeradas num único objecto performativo. “Uma peça encomendada” documenta em cena a tentativa do coreógrafo e intérprete de integrar no seu processo de criação os diferentes pedidos dos espectadores, reunindo na mesma peça, por exemplo e entre outras coisas, a manipulação de objectos, poses e sons do outro mundo, referências a trabalhos de outros autores (Jorge Luís Borges, Andrei Tarkovsky ou Mahatma Gandhi), ou a utilização de palavras como medo, desejo ou verdade.

O projecto teve como objectivo incentivar a reflexão  sobre a utilização de práticas de interacção entre artista e público, e sobre possíveis utilizações destas práticas no sentido de informar e transformar o processo criativo.

Concepção e interpretação: Joclécio Azevedo

Contribuíram para esta encomenda: Ana Ribeiro, Carlos Costa, Carlos Marques, Carolina Lapa, Cristiana Rocha, Cristina Benedita, Daniel Pinheiro, Dina Agante, Fátima São Simão, Helder Dias, Hugo Veludo, João Costa, Jorge Pinheiro, Jorge Santos, Júlia Ferreira, Miguel Cabral, Sérgio Cruz, Susana Chiocca, Teresa Prima e Vítor Lago Silva.

Agradecimentos: Andreas Dyrdal, Susana Chiocca, Paulo Vasques, Filipe Gomes, Jean-Marc Heim e Teresa Prima.

Produção: Núcleo de Experimentação Coreográfica | Produção executiva: Joana Ventura e Mafalda Couto Soares

Fotos: ©Susana Neves