Unfinished Summer School & PEER-TO-PEER Review – 2018

(Colaboração no projeto Unfinished Summer School, com curadoria de Rogério Nuno Costa e no open lab PEER-TO-PEER Review)

UNFINISHED é uma plataforma internacional para a discussão, criação e apresentação de trabalhos de investigação, pesquisa e experimentação na área das artes performativas. Com curadoria de Rogério Nuno Costa e acompanhamento tutorial de Joclécio Azevedo e Ana Carvalho, a Escola de Verão UNFINISHED, apresentada enquanto laboratório experimental e exploratório, consubstancia o primeiro momento de abertura e de encontro dos processos em desenvolvimento no Armazém 22 com outros processos e práticas trazidas por participantes externos, escolhidos por candidatura/open call.

Com uma especial incidência na criação coreográfica e nos seus interfaces com a cultura contemporânea, a filosofia, os estudos feministas, a antropologia, a dramaturgia e as artes visuais, UNFINISHED alicerça um espaço de pesquisa teórico-prática, ensaiando novos paradigmas educacionais, modos de subjetivação e metodologias de investigação divergentes, híbridas e fluidas, promovendo uma plataforma colaborativa de pensamento inter/trans-disciplinar não-hierárquica e horizontal.

PEER-TO-PEER REVIEW apresenta-se enquanto meta-laboratório experimental (e exploratório) com vista à recombinação e re-contextualização de “projetos-em-progresso”, por meio de novas articulações, interfaces e interferências. Coordenado/facilitado por Joclécio Azevedo e Rogério Nuno Costa, desenvolve-se paralelamente ao conjunto de 6 open labs e 2 aulas práticas da Escola de Verão UNFINISHED. Propõe-se aos participantes-em-residência um espaço de pesquisa teórico-prática com vista ao ensaio de novos paradigmas educacionais, modos de subjetivação e metodologias de investigação híbridas e fluidas, promovendo uma plataforma colaborativa de pensamento inter/trans-disciplinar que se pretende não-hierárquica e horizontal: Uma incubadora para o mapeamento de processos, ativação de metodologias de feedback e de transmissão/circulação de ideias, inventariação de práticas de investigação (art-based research), e visualização de processos de pesquisa, em diálogo sincrónico com os restantes seminários propostos pela Escola de Verão. Cada participante desenvolverá um “projeto-em-progresso”, em regime de cooperação e colaboração, num contexto que poderá amplificar, técnica e conceptualmente, as suas ideias, inquietações e urgências.

Curadoria
Rogério Nuno Costa

Acompanhamento tutorial
Rogério Nuno Costa, Joclécio Azevedo & Ana Carvalho.

Formadores convidados
Catia Pinheiro & José Nunes (Estrutura); José Maria Vieira Mendes; Daniel Pinheiro, Fátima São Simão, Rogério Nuno Costa & Teresa Nobre (COPYWRONG); Eduarda Neves; Susana Mendes Silva; Ana Bigotte Vieira, Ana Mira & Joana Braga (baldio – estudos de performance); Mariana Tengner Barros; Susana Otero.

Projeto apoiado pelo Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura (Direção-Geral das Artes)

Fotos e cartazes: ©Jani Nummela