Documentário, Joclécio Azevedo, 2018. ©Susana Neves

Documentário – 2018

Escrever, descrever e reescrever infinitas versões de cada acontecimento. “Documentário” é uma peça coreográfica, para seis intérpretes, em torno de uma partitura caótica que reflete a tensão entre a necessidade e a impossibilidade de perceber o tempo presente. O mundo que pensamos conhecer desarticula-se em novas configurações do social, em novas estratégias de dominação política … Continue reading Documentário – 2018

Intermitências, Joclécio Azevedo, 2016 ©José Caldeira

Intermitências- 2016

Projecto desenvolvido durante uma série de residências artísticas intermitentes realizadas entre 2015 e 2016 em espaços do Teatro Municipal do Porto - Rivoli. O processo de trabalho foi constituído por momentos descontínuos, num jogo de interrogações à volta da produção desta peça coreográfica, provocando vários tipos de configurações entre os seus intervenientes e explorando a … Continue reading Intermitências- 2016

Escombros, Joclécio Azevedo 2015. ©Susana Neves/TNSJ

Escombros – 2015

Escombros é uma peça coreográfica que se organiza em torno da errância, do vagar pelo espaço, numa constante tensão entre partir e ficar. A peça refere-se também ao rasto, à utilização do percurso de pessoas e objectos como estrutura dramatúrgica. Em cena constroem-se e transformam-se estruturas espaciais a partir de materiais encontrados, constituindo uma espécie … Continue reading Escombros – 2015

Inventário, 2007, Joclécio Azevedo ©Susana Neves

Inventário – 2007

Ao desenvolver um trabalho coreográfico interessa-me focar propostas de relação entre a partitura, o intérprete e o observador. Interessa-me explorar a tentativa de materialização do processo coreográfico, a sua constituição. O projecto Inventário explora processos de selecção e recolha de fragmentos, de pequenas formulações a propósito de uma existência cénica, transformando em “temática” aquilo que … Continue reading Inventário – 2007

Estratégias de colisão, 2006, Joclécio Azevedo ©Susana Neves

Estratégias de colisão – 2006

Solo criado para a primeira edição do Trama Festival de Artes Performativas. O vocabulário é composto por uma espécie de antologia de formas de progredir no tempo, utilizando a ideia de colisão como motor de ativação do processo coreográfico. Cada nova acção é utilizada como um ponto de partida, numa contínua procura de resolução, sempre … Continue reading Estratégias de colisão – 2006

Monsterpiece, 2002, Joclécio Azevedo ©Susana Neves

Monsterpiece – 2002

Em “Monsterpiece” diferentes processos de identificação e diferenciação são ensaiados colocando em confronto corpo e objeto, corpo e paisagem, linguagem falada e linguagem escrita. Cada elemento em cena dialoga com a identidade do objecto espetáculo, colocando em evidência não apenas aquilo que é mostrado enquanto material cénico, mas a forma como cada coisa é exposta … Continue reading Monsterpiece – 2002

Em resumo – 2004

Um corpo subjugado e domesticado pelos esquemas de produção da sua imagem. Um corpo resíduo de uma cultura tratada industrialmente, em feroz e contínua reprodução. Um corpo histórico, educado e submetido a rotinas. Um contentor hermeticamente selado e destinado ao transporte e comercialização. Um corpo sem manual de instruções. Um corpo codificado e coisificado pela … Continue reading Em resumo – 2004